O artesanato é hoje oficialmente reconhecido pelo grande motor de desenvolvimento a várias escalas, pelo seu enorme potencial e pela visibilidade dos seus impactos, diretos e indiretos, na economia local. No artesanato podem ser reconhecidas oportunidades de legitimação e reconhecimento social e artístico, pela possibilidade de divulgação e promoção dos produtos da região e pela hipótese de contribuir para o reforço da capacidade de atração do território e, ao mesmo tempo, alargando o seu potencial turístico.
Deste modo, a Câmara Municipal de Matosinhos em parceria com a Andarte, promove a FAMA – Feira de Artesanato de Matosinhos duas vezes por ano. Uma edição decorre ao par com as festas do Senhor de Matosinhos e a outra edição decorre na época do Natal no Jardim Basílio Teles.
Quem visitar a FAMA poderá apreciar e adquirir produtos criados a pensar na revitalização das artes e ofícios artesanais.
FAMA NATAL:
Muito além do reconhecimento cultural, social e artístico, o artesanato é hoje oficialmente reconhecido como uma atividade económica com elevado interesse tursitico. Depois de um ano marcado pela crise provocada pelo Covid-19, em que os artesãos quase não tiveram feiras de artesanato para escoarem os seus artigos e garantirem assim a sua sustentabilidade, Matosinhos volta a acolher a FaMa-feira de artesanato de Matosinhos que se realizará de 27 de novembro a 23 de dezembro, no Jardim Basílio Teles. Caso esteja interessado em participar, poderá ainda inscrever-se, excecionalmente até 13 de novembro. Para tal deverá preencher a ficha de inscrição e seguir as instruções do regulamento.